Futebol Society

O crescimento do futebol society em Campinas

É visível, acontece todos os dias e horários, em todos os cantos da cidade e não tem como negar. Os “concorrentes” perderam espaço. O outrora forte e popular futsal quase sumiu. O futebol amador de campo parece enfraquecido e sofre com casos de violência e falta de estrutura. Enquanto isso, o futebol society cresce e já é de longe a modalidade mais praticada em Campinas e Região.

O crescimento de equipes e competições de Fut7 é assustador. Mas por que isso acontece? O De Lavada tem algumas suspeitas.

O fim dos campinhos de bairro e a restrição na utilização das quadras das escolas aumentaram a carência por espaços. De olho nisso, empresários investiram na construção de complexos de futebol society para locação. Você liga, aluga por um período e tem a disposição toda a estrutura do local, com vestiários, quadras com boa qualidade de piso, iluminação, coletes e etc. Mas este ainda não é o ponto central da matéria. Queremos saber afinal o porque do aumento na organização independente do futebol society.

Liga Ouro

Liga Ouro

Pedimos a opinião de algumas importantes figuras, os chamados “presidas”, representantes e fundadores de equipes do futebol society para tentar entender mais de perto o fenômeno. Luis Henrique Lourenço, o popular Luisinho, presidente do O Gringo, deu seu depoimento e tentou explicar seu ponto de vista.

– Acredito que a união dos times de Campinas através do Facebook e Whatsapp deram uma expandida na ideia de que poderíamos apenas com um pouco de vontade fazer acontecer, mostrar não somente para a cidade de Campinas, mas para a RMC o potencial e a importância que o Fut7 tem para contribuir como forma de entretenimento aos nossos finais de semana.
Tendo em vista a pró atividade de alguns líderes no cenário campineiro do fut7, conseguimos através de competições como as Ligas Ouro, Golaço, Copa Germânia, dentre outras, mostrar que “tudo que se quer, se consegue”. As pessoas foram comprando a ideia de que não existe coisa melhor do que montar seu próprio time e rolar a gorduchinha com tranquilidade, respeito e organização.

Michael Campos, do Showtime, uma das mais tradicionais equipes da cidade acrescentou: – De 5 anos pra cá, houve um aumento no society devido as brigas que estão cada vez mais frequentes no amador de campo. Quando começamos eram poucas competições, jogávamos 1 ou 2 por ano. Agora temos diversas opções e com a união dos times, estamos iniciando uma nova era no society. Acredito que boa parte disso seja por conta das redes sociais. O contato ficou mais fácil e rápido. As amizades que o futebol proporciona ajuda muito e isso só tende a crescer.

Henrique Hoff, também conhecido como “Rico – O Mito”, presidente, capitão e social mídia do Piratas do Ilha, também deu seu ponto de vista:
– Acredito que muitos times surgiram após perceberem equipes mais antigas se mostrarem organizadas e estruturadas. Além da facilidade de locação da quadra society em relação a quadra de futsal ou de um campo. E os campeonatos vêm de encontro a disso.

Com o aumento da demanda, a estrutura melhorou e novos serviços estão agregando força ao movimento. Hélder Gonçalves, sócio e desenvolvedor na plataforma Joguela.com

Jogue Lá - Catálogo de quadras

Jogue Lá – Catálogo de quadras

observou a oportunidade e criou o serviço de buscas para quadras de futebol society. – A oportunidade surgiu por que gosto de jogar futebol, e sentia dificuldade em encontrar telefones, endereços e horários nas quadras. O Jogue Lá, reúne tudo isso em um lugar só. Lá, você pesquisa, encontra e visualiza toda descrição do local, número de quadras, se possui lanchonete, vestiários, etc. Tudo isso com vídeos e fotos. O que levava horas pra ser feito, no Jogue Lá leva minutos. Futuramente a plataforma vai agregar serviços, como a possibilidade de agendamento online de horários e amistosos e também perfil das equipes.

Como parâmetro do crescimento, podemos observar o Catálogo de Times do De Lavada, que está perto de atingir a marca de 100 equipes. Para o segundo semestre várias competições já estão agendadas. Parece ser um caminho sem volta. O mercado cresce consolidado e as equipes estão cada vez mais organizadas. No futebol society, parece que não tem crise não.

Novo gramado da Academia Golaço

Novo gramado da Academia Golaço

Agradecimentos:
O Gringo FC, Showtime FC, Piratas do Ilha e Joguela.com

Agência Sixteen - Publicidade

Agência Sixteen – Publicidade

Comentários

Comentários

2 Comments

2 Comments

  1. Lucas Ricci - Nápoles F.S.

    21 de julho de 2015 at 14:21

    Boa tarde De Lavada, parabéns pelo blog! Por favor peço acrescentar o Nápoles na lista, obrigado.

    • admin

      28 de julho de 2015 at 09:03

      Nápoles adicionado ao nosso catálogo. Grande Abraço!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas

To Top